VÁRZEA GRANDE

TECNOLOGIA

Samsung lança celulares Galaxy A e promete funções poderosas por preço baixo

Avatar

Publicados

TECNOLOGIA


source
Samsung lançou novos smartphones da linha A
Divulgação/Samsung

Samsung lançou novos smartphones da linha A



Nesta quarta-feira (17), no evento especial Galaxy Unpacked Absurdo, a Samsung anunciou os novos Galaxy A52, A52 5G e A72 . Os três celulares chegam com a promessa de “oferecer mais para todos”, trazendo recursos de categorias premium aos modelos intermediários. O lançamento dos celulares no Brasil acontecerá posteriormente, em um evento separado.

Feitos para a geração Z (de 13 a 18 anos), os novos Galaxy A trazem características voltadas para redes sociais , jogos e vídeos, como explica Mario Laffitte, VP de relações institucionais para América Latina da Samsung. Eles trazem foco em quatro pontos para esse perfil de consumidor: câmera, bateria, tela e preço.

“Com esse lançamento, a Samsung começará a oferecer na linha de intermediários recursos de ponta que só eram encontrados em linhas superiores”, disse Laffitte. Os novos celulares fazem parte do principal mercado da Samsung na região: em 2020, a companhia comercializou US$ 30 bilhões na América Latina em celulares intermediários.

A Samsung , agora, quer repetir o feito do Galaxy A51 , que teve ótimas vendas em 2020. Começando com design, a fabricante adotou uma estrutura em plástico na traseira e um módulo de câmera mais integrado, com a mesma cor dos celulares. A estrutura lembra um pouco o Galaxy Note 20 . Já as cores estão disponíveis em preto, violeta, branco e azul.

Modelos foram lançados em quatro cores
Divulgação/Samsung

Modelos foram lançados em quatro cores

Nos três dispositivos, a companhia traz proteção IP67 contra água, leitor de impressões digitais sob a tela, entrada P2 (3,5 mm) para fones e um pequeno furo na tela para a câmera frontal.

Tela e desempenho dos novos Galaxy A

Os três novos Galaxy A trazem tela Super AMOLED com taxa de atualização mais alta e resolução Full HD+. Nos Galaxy A52 e A72 , ela tem taxa de 90 Hz. Já no Galaxy A52 5G , o único da linha compatível com redes móveis de quinta geração, ela possui 120 Hz. O tamanho é de 6,5 polegadas para os dois Galaxy A52, e de 6,7″ no A72.

Leia Também:  Marca mostra cachorro robô armado com rifle e gera polêmica

“A gente sai de uma frequência que era normal, de 60 Hz, e passa para um novo estágio”, diz Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung Brasil. Ele compara as telas da marca com outras LCD com taxa também alta, falando que o intervalo de atualização é mais curto. “Fica melhor do que uma taxa de 144 Hz em uma tela LCD”, diz.

Você viu?

Na ficha técnica, os novos Galaxy A52, A52 5G e A72 trazem opções com 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno. As opções de RAM, porém, são de 6 GB ou 8 GB em todos, com o adicional de uma versão com 4 GB no A52 “comum”. Todos, também, trazem espaço para cartões microSD de até 1 TB.

Os chipsets embarcados nos aparelhos são da Qualcomm . No caso do A72 e A52, há o Snapdragon 720G . No A52 5G, a Samsung traz o Snapdragon 750G . A companhia explica que o desempenho geral deve ser o mesmo nos três, com o diferencial do chip 5G nesse único dispositivo. O Galaxy A52 5G é compatível com o modelo DSS do 5G, mas também será compatível com as frequências que devem ser aprovadas pela Anatel .

Há, ainda, diferenças na bateria dos celulares, que trazem 4.500 mAh de capacidade nos dois A52 e A52 5G, e 5.000 mAh no A72. A fabricante deixa claro que todos virão com carregador e cabo USB-C na caixa.

Os celulares vêm de fábrica com Android 11 instalado e One UI 3.1. Eles também já fazem parte do período de atualizações de segurança por quatro anos, prometido pela Samsung em ocasião anterior.

Leia Também:  HBO Max: assinatura com 50% de desconto para sempre acaba neste sábado

Os novos Galaxy A também possuem alto-falantes estéreo compatíveis com Dolby Atmos. Segundo a Samsung , as saídas de som adicionam um aumento de volume de 43% em relação a geração passada.

Câmera com zoom óptico

Os novos Galaxy A52, A52 5G e A72 têm cinco câmeras no total, sendo quatro delas na traseira. Elas trazem a seguinte configuração:

  • Galaxy A52 e A52 5G : 64 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.2) ultrawide + 5 MP (f/2.4) para profundidade + 5 MP (f/2.4) macro
  • Galaxy A72 : 64 MP (f/1.8) + 12 MP (f/2.2) ultrawide + 8 MP (f/2.4) zoom óptico de 3x + 5 MP (f/2.4) macro

Todos possuem estabilização óptica de imagem (OIS) na câmera principal, mas existem alguns diferenciais no A72. Ele é o único da linha com zoom óptico de 3x, e também traz OIS nessa lente, além da principal. Já a câmera frontal possui 32 MP (f/2.2) nos três dispositivos.

Entre os recursos disponíveis, a Samsung destaca a gravação de vídeos em 4K , que também permite fazer fotografias em tempo real de 8 MP. Há o otimizador de cena, compatível com 30 perfis diferentes (pessoas, cidade, comida, cachorro, paisagem, etc), e o modo profissional de gravação de vídeos.

Nesse modo, o usuário pode realizar ajustes manuais de ISO, luminosidade, balanço de branco e mais nos vídeos, além das fotos. Outra novidade é o Modo Diversão, que traz filtros do Snapchat para a câmera nativa dos celulares. Já o Modo Noturno, para fotografias em locais de baixa luz, traz tempo de disparo de 5 segundos (em mãos) até 7 segundos (no tripé).

A Samsung ainda não divulgou o preço dos smartphones, que ainda não têm data para chegar ao Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda

TECNOLOGIA

Os 7 jogos da Square Enix mais populares

Avatar

Publicados

em

Por


source
Conheça as franquias mais populares
Reprodução

Conheça as franquias mais populares

Algumas franquias da produtora nos acompanham desde o século passado. Veja abaixo, os 7 jogos da Square Enix mais populares, em relação direta com o volume de vendas e arrecadação. Para evitar ficarmos apenas em variações de títulos da mesma história, reduzimos a lista em franquias.

7. Chrono Trigger

Um RPG clássico e considerado por muitos o melhor das gerações antigas de consoles. Chrono Trigger começou sua franquia em 1995 para o SNES, vendendo cerca de 5 milhões de cópias. Dois jogos dificilmente fazem uma franquia, mas a verdade é que havia um segundo jogo sobre o qual poucos ocidentais conhecem na série Chrono. Radical Dreamers foi um lançamento apenas no Super Nintendo japonês, ou Super Famicom. Lançado em 1996 como uma animação e serve de base para o que se tornaria Chrono Cross em 1999.

  • Ano de lançamento: 1995
  • Plataformas: Windows, SNES, Nintendo DS, Wii, PS1, PS3

6. SaGA

SaGA começou a franquia em 1989 para o Game Boy e vendeu cerca de 10 milhões de unidades. Na verdade, foi como um spin-off de Final Fantasy no Ocidente, chamado The Final Fantasy Legend em 1990.

Todos os três jogos de Game Boy seriam rotulados assim e o primeiro jogo verdadeiro SaGA lançado aqui que permaneceu fiel ao nome foi SaGa Frontier para PS1.

  • Ano de lançamento: 1989
  • Plataformas: Game Boy, SNES, Wii, PS1

5. Mana

Mana começou sua franquia em 1991 para o Game Boy e vendeu por volta de 12 milhões de unidades. Isso também começou como um spin-off de Final Fantasy, mas ao contrário da franquia SaGA, este jogo também foi referido sob o banner Final Fantasy. O próximo jogo, Secret of Mana no SNES, é onde a série Mana realmente começou. O último jogo foi, na verdade, um remake da terceira entrada, Trials of Mana.

  • Ano de lançamento: 1991
  • Plataformas: Windows, PS1, PS2, PS3, Nintendo Switch, Nintendo DS, SNES, Game Boy,
Leia Também:  Samsung lança Galaxy M12 no Brasil com bateria poderosa por R$ 1,6 mil

4. Kingdom Hearts

Realmente, os maiores destaques da Square Enix são os jogos de RPG. Kingdom Hearts começou em 2002 para o PS2 e com 32 milhões de unidades vendidas. Isso é um grande salto em termos de vendas de franquia, mas só mostra o quão poderosa é uma marca Disney.

Leia Também

O último jogo foi Kingdom Hearts: Melody of Memory. A programação geral de lançamentos está em todo lugar, com remasterizações e spin-offs em abundância, Kingdom Hearts ainda não perdeu seus fãs quase duas décadas depois.

  • Ano de lançamento: 2002
  • Plataformas: Windows, PS2, PS3, PS4, Xbox One

3. Tomb Raider

Um respiro nos jogos de RPG. Tomb Raider teve seu primeiro título lançado em 1996 para o PS1 e vendeu algo em torno de 81 milhões de unidades. O último jogo foi Shadow of the Tomb Raider em 2018.

A equipe pode estar em uma pausa por um tempo, vendo como a Square Enix não ficou feliz com a maioria das vendas da trilogia recente. Eles foram considerados bons pela maioria das empresas, mas não o suficiente para a Square Enix. Lara Croft sempre volta, então não precisa se preocupar.

  • Ano de lançamento: 1996
  • Plataformas: Windows, Mac, Linux, Xbox 360, Xbox One, Series, PS1, PS3, PS4, PS5

2. Dragon Quest

Voltamos aos RPGs, o primeiro Dragon Quest é de 1986 para o NES — Nintendo 8 bits — e vendeu cerca de 82 milhões de unidades. O último jogo será Dragon Quest: The Adventure of Dai Infinity Strash, com previsão de lançamento em 2021 para diversas plataformas.

Leia Também:  Falta de chips atinge 90% da indústria de smartphones, diz Counterpoint

É baseado em um mangá que começou em 1989 e se estendeu por trinta e sete volumes, que consistem em mais de trezentos capítulos. Houve também uma adaptação para anime que durou bem menos. No geral, Dragon Quest é o rei dos JRPGs puro e simples.

  • Ano de lançamento: 1986
  • Plataformas: SNES, Nintendo Switch, Game Boy, PS4

1. Final Fantasy

Não temos como fugir da série de jogos mais popular da Square Enix, seus inúmeros títulos lançados e carga de fãs. Final Fantasy começou sua franquia em 1987 para o NES e vendeu cerca de 159 milhões de unidades.

Dragon Quest pode ser o rei no Japão, mas Final Fantasy foi, e provavelmente sempre será, o embaixador dos RPGs japoneses em todo o mundo. O título mais recente, Final Fantasy XVI, está programado para estrear ainda em 2021. Com os atrasos que já aconteceram, é difícil acreditar, mas o fã sempre está torcendo.

  • Ano de lançamento: 1987
  • Plataformas: Windows, SNES, PlayStation, Game boy,

Menções Honrosas

Alguns jogos icônicos não entraram no top 7, mas merecem ser citados sempre:

  • Space Invaders;
  • Legacy of Kain;
  • Just Cause 2;
  • Hitman (títulos da produtora);
  • Nier Automata.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA