VÁRZEA GRANDE

TECNOLOGIA

500 mil brasileiros têm senhas roubadas em golpe; saiba se proteger

Avatar

Publicados

TECNOLOGIA


source
Senhas foram roubadas
iStock

Senhas foram roubadas

No início desta semana, a ISH Tecnologia identificou um trojan do tipo Password Stealer ( ladrão de senhas , em tradução literal) que pode ter vazado mais de 900 mil senhas de brasileiros. Utilizando uma campanha de spear phishing , baseada em supostos boletos atrasados para atrair as vítimas, cerca de 500 mil pessoas podem ter sido afetadas.

De acordo com o relatório da empresa, a descoberta aconteceu por meio da ferramenta Mantis DRP, que há cerca de três meses opera em alguns clientes. Segundo Rodrigo Dessaune, CEO da ISH, o arquivo com as senhas possui cerca de 1,2 GB. A ferramenta, em si, “varre” a internet (inclusive na deep e dark web) em busca de informações sensíveis dos clientes.

Segundo Dessaune, a campanha está ativa e os números devem se multiplicar nos próximos dias. “Ataques baseados em engenharia social crescem a cada dia, por isso toda cautela é necessária com dados sensíveis. Antes de clicar em algum link suspeito, as pessoas devem avaliar a fonte”, disse. Entre as vítimas, o relatório cita que foram identificados funcionários de órgãos estaduais e federais, empresas privadas do setor financeiro, do varejo, indústria e outros.

Leia Também:  Epic Games oferece Sonic Mania e mais jogos de graça até 1º de julho; confira

Você viu?

Como funciona a campanha de phishing

Na campanha, os especialistas informam que é utilizada a técnica de engenharia social para enganar as vítimas. São utilizados nomes de grandes operadoras de telefonia móvel do país, informando os supostos clientes sobre uma conta digital atrasada. Assim, eles enviam um arquivo em formato PDF com a suposta fatura em atraso.

Ao baixar o arquivo, o trojan é instalado no computador da vítima e pode copiar as credenciais do usuário que estão salvas nos navegadores. Os dados coletados são enviados para um servidor remoto. Não foi informado, porém, quais navegadores ou sistemas operacionais são afetados pelo trojan.

Ainda segundo a ISH, o trojan é executado em segundo plano e não indica nenhum tipo de infecção por vírus no computador . Ele também é capaz de desativar programas antivírus e recursos de segurança do Windows .

Leia Também:  iPhone 13 pode ser atrasado por inundações na China; entenda

COMENTE ABAIXO:
Avatar

Propaganda

TECNOLOGIA

Vídeo mostra o momento em que tripulação da SpaceX viu a Terra pela primeira vez

Avatar

Publicados

em

Por


source
Tripulação da missão Inspiration4
Divulgação/SpaceX

Tripulação da missão Inspiration4

A Dr. Sian Proctor, pilota da missão Inspiration4, da SpaceX de Elon Musk, divulgou um vídeo do momento em que a tripulação vê a Terra do espaço pela primeira vez.

Segundo ela, esse momento foi um “verdadeiro destaque” de toda a missão. No vídeo, os tripulantes veem a Terra da  super janela da nave  ao som da trilha sonora de “2001 – Uma odisseia no espaço”, filme de 1968.

A ideia de ouvir “Also sprach Zarathustra”, de Richard Straus, neste momento, foi da própria Sian, que contou em seu Twitter que baixou a canção em seu iPad antes do lançamento do foguete. Confira o vídeo:

Leia Também:  Android 12: Google vai trocar efeito visual que usuários achavam ser bug

Jared Issacman, comandante da missão, também divulgou um vídeo da Terra vista do espaço.

A tripulação teve acesso a uma super janela na cúpula da nave, que permitiu uma visão privilegiada da Terra. Veja algumas fotos:


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA