VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA MT

TVAL volta a exibir aulas do Pré-Enem Digital na próxima segunda-feira (14)

Avatar

Publicados

POLÍTICA MT


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Com Lina Carvalho/ TVAL

As aulas do programa Pré-Enem Digital voltarão a ser exibidas pela TV Assembleia, canal 30.1, a partir do dia 14 de junho. As transmissões irão ao ar às segundas e quartas-feiras, das 7h às 8h e das 20h às 21h, e aos sábados, das 9h às 10h e das 17h às 18h.

Para a secretária de Comunicação Social da Assembleia, Rosimeire Felfili, a retomada das transmissões faz parte de um trabalho em conjunto com a Mesa Diretora do Parlamento. Neste momento de “Os deputados não mediram esforços para viabilizar este projeto porque havia uma necessidade em atender milhares de alunos que, de certa forma, ficaram desamparados neste momento de pandemia”.

O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, destacou a importância da continuidade da parceria iniciada em 2020 entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Assembleia Legislativa. “Nós começamos [o programa] em maio, devido à pandemia e o fim das aulas presenciais, e aí houve um acordo entre a ALMT e a Seduc para que essas aulas fossem transmitidas pela TVAL. Durante todo o ano passado nós fizemos essas transmissões com as aulas do Pré-Enem e no final nós inovamos, fazendo várias aulas no teatro Zulmira Canavarros ao vivo, aos sábados”.

Leia Também:  Assembleia Social e Vigê Store lançam campanha de arrecadação de absorventes para haitianas de Cuiabá

Segundo o secretário de estado de Educação, Alan Porto, em 2021 o programa apresentará novidades. Uma delas é que as aulas e a trilha formativa também estarão disponíveis  também no canal do You Tube do Pré-Enem Digital. “Vai ter o concurso de redação, vai ter uma trilha formativa, além de redação, interpretação de texto, literatura e projeto de vida. Para os estudantes do terceiro ano essa é a oportunidade de dar um passo muito importante para ingressar em uma universidade federal”, afirmou.

O concurso de redação promovido pela Seduc é destinado aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e terá como tema: “A mulher negra e o enfrentamento ao racismo em Mato Grosso”. As inscrições deverão ser realizadas de 5 a 30 de julho. Serão selecionadas as 10 melhores redações e haverá entrega de premiações aos estudantes, aos professores de Língua Portuguesa que os orientaram e à unidade escolar a qual pertencem.

Enem 2021 – As inscrições para o Enem 2021 ocorrerão de 30 de junho a 14 de julho e as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. 

Leia Também:  Presidente nacional e superintendente do Incra em MT serão convocados para falar sobre regularização fundiária
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Faissal cobra informações sobre o local onde o governo pretende construir hospital regional em confresa

Avatar

Publicados

em

Por


Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão da manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), um requerimento de informações (nº 307/2021) sobre a obra do Hospital Regional do Araguaia, em Confresa.  O parlamentar pede explicações sobre a posse do imóvel onde o  governo do estado quer instalar a unidade de saúde, além de supostas irregularidades relativas ao local onde ele será construído.

Faissal questiona no pedido se foi analisado pelo governo do estado, no parecer homologado sobre a construção do hospital regional, em Confresa, a titularidade do imóvel. O deputado aponta que a empresa Frenova Imobiliária e Negócios Ltda., que quer vender o espaço onde a obra será erguida, sequer possui a posse do terreno. A área foi alvo de uma disputa judicial que tramitou na 1ª Vara de Porto Alegre do Norte,  com processo já transitado em julgado e posse em favor de Ricardo Aloísio Babinski.

“Quem, em sã consciência, iria adquirir um imóvel em litígio? Acredito que ninguém, mas o Estado de Mato Grosso quer fazer isso. Quem quer vender, sequer tem a posse, pois esta pessoa a perdeu em juízo, já transitado em julgado. Ninguém compraria um imóvel só no papel, sem ter a posse, que é o principal”, afirmou.

Leia Também:  Cattani manifesta apoio às Escolas Militares e discute melhorias em assentamentos com prefeitos do Nortão

A instalação do hospital regional estava prevista para ser feita em Porto Alegre do Norte, mas a atual gestão do governo do estado decidiu alterar os planos e instalar a unidade de saúde em Confresa. No pedido de informações, Faissal questiona ainda sobre a existência de um lixão localizado bem próximo ao local onde será erguida a obra, o que, segundo o parlamentar, seria mais um transtorno.

“Vejo isso de duas formas. Ou o governo do estado não quer fazer este hospital, ou está me ‘cheirando mal’. Esta mudança de sede, de Porto Alegre do Norte para Confresa, fede. Fede tanto quanto o lixão localizado logo atrás do local onde o Executivo quer instalar esta unidade de saúde. Este Parlamento precisa conversar com o governador e o secretário de Saúde para tentar convencer o Estado a rever esta questão. Esta pessoa que quer vender, sequer tem o que vender”, completou.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA