VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

Seciteci firma termo de compromisso com Prefeitura de Peixoto de Azevedo para oferta de curso técnico

Avatar

Publicados

MATO GROSSO


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato assinou o termo de cooperação técnica junto ao prefeito Maurício Ferreira de Souza, de Peixoto de Azevedo (672 km ao Norte da Capital), para a realização do Curso Técnico em Agropecuária, no distrito de União do Norte. O curso será realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos.

Segundo o gestor da Seciteci, Nilton Borgato, estas parcerias, entre Estado e Município são fundamentais para que os cursos possam ser efetivamente realizados. Ele ressalta que a cidade possui forte potencial minerador e parte da transição gradativa do garimpo para a agropecuária de pequeno, médio e grande porte, portanto precisa de profissionais capacitados para atuar neste setor.

“Esta capacitação será uma ferramenta de fomento neste processo de desenvolvimento da agricultura familiar nos 11 assentamentos rurais e até nas aldeias indígenas, com foco em ofertar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, para atender as demandas do agronegócio na região”, falou.

Leia Também:  Escola da Arena entrega 270 kits de alimentação em Cuiabá

O prefeito Peixotense enalteceu o Estado por se fazer presente na formação educacional e profissional dos cidadãos, ampliando a oferta de cursos técnicos profissionalizantes especialmente no distrito União do Norte, que é essencialmente agrícola. Além disso, esta iniciativa fomenta a produção, além de gerar mais emprego, renda e desenvolvimento rural.

“Agradecemos ao governo do Estado pela parceria, este apoio da Seciteci certamente vai nos ajudar a crescer e desenvolver ainda mais. É uma união de forças, com a presença do Estado nas pontas, onde a expectativa é de que esses jovens depois de formados possam atuar na região, dando a parcela de contribuição por meio do aprendizado e trabalho”, ressaltou o prefeito.

Este é o maior Projeto de Assentamento da América Latina, que se destaca na produção grãos, gado de corte e leite e nas cadeias produtivas da agricultura familiar dos 11 assentamentos rurais adjacentes.

De acordo com a Secretária de Educação do município, Raimunda Barbosa, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Leonísio Lemos Melo, para cerca de 30 alunos, com o apoio logístico da Prefeitura.  

Leia Também:  Trabalho ostensivo prende dois homens com armas de fogo e identifica desmatamento ilegal

“O distrito é a nossa maior área rural, portanto é importante ofertar cursos que possam agregar e somar aos moradores dentro da sua realidade, dando o suporte e apoio necessário para que eles possam estudar”, disse.

A Seciteci disponibilizará o quadro de professores, material didático, certificação e diplomação dos alunos, material de consumo administrativo e demais demandas de caráter pedagógico. Em contrapartida, o Município ofertará o suporte logístico referente ao transporte dos estudantes para as aulas regulares, visitas técnicas e aulas práticas a campo, bem como a disponibilização de um coordenador local e apoio logístico à escola, onde o curso será ministrado.

Ao todo serão formalizados nove termos de cooperação. Além de Peixoto de Azevedo, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda, também contarão com os cursos os municípios de Campos de Júlio, Aripuanã, Colniza, Querência, Paranatinga e Alto Boa Vista. Pelo menos 270 alunos serão contemplados.

Seciteci firma compromisso com prefeituras para capacitar alunos do ensino médio

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sábado (24): Mato Grosso registra 481.986 casos e 12.617 óbitos por Covid-19

Avatar

Publicados

em

Por


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (24.07), 481.986 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.617 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 707 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 481.986 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.875 estão em isolamento domiciliar e 456.929 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 403 internações em UTIs públicas e 319 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 73,41% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (98.149), Rondonópolis (34.256), Várzea Grande (32.270), Sinop (23.249), Sorriso (16.879), Tangará da Serra (16.539), Lucas do Rio Verde (14.450), Primavera do Leste (12.598), Cáceres (10.493) e Barra do Garças (9.652).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Trabalho ostensivo prende dois homens com armas de fogo e identifica desmatamento ilegal

O documento ainda aponta que um total de 373.911 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 655 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (23.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.632.443 casos da Covid-19 no Brasil e 548.340 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.523.711 casos da Covid-19 no Brasil e 547.016 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (24.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Governo de Mato Grosso paga salários dos servidores nesta sexta-feira (30)

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA