VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

Secel doa mais de 13 mil livros para Seduc; obras serão distribuídas às escolas do Estado

Avatar

Publicados

MATO GROSSO


Mais de 13 mil livros, 25 títulos inéditos, 29 autores de Mato Grosso. Este é o balanço da doação realizada na manhã desta quarta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) à Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

“Valorizar a literatura de Mato Grosso e Incentivar a leitura entre os jovens estudantes do estado, esse é o objetivo. Dessa forma, obras de autores da nossa terra chegarão com mais facilidade a uma nova geração de leitores, um sonho que só se torna possível graças à colaboração da Seduc. Estamos muito felizes com essa histórica parceria entre as pastas da Cultura e da Educação”, adiantou Beto Dois a Um, secretário da Secel.

O próximo passo será a publicação do edital “Leitura da Minha Terra”, que vai trabalhar a logística de distribuição das obras literárias nas escolas estaduais de Mato Grosso, além de outras ações de incentivo à leitura nas instituições de ensino.   

“Este é um momento histórico para a educação em Mato Grosso. Agora temos um incentivo importante que é valorizar a literatura regional. Cultura e educação de mãos dadas”, destacou Alan Porto, secretário de Estado Educação.  

Leia Também:  CD e caderno com hinário daimista será lançado em maio

O concurso literário “Leituras da Minha Terra” será lançado pela Secretaria de Estado de Educação no segundo semestre de 2021 e vai premiar os estudantes do Ensino Médio da rede estadual que produzirem os melhores trabalhos que façam referência a um dos títulos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sábado (24): Mato Grosso registra 481.986 casos e 12.617 óbitos por Covid-19

Avatar

Publicados

em

Por


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (24.07), 481.986 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.617 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 707 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 481.986 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.875 estão em isolamento domiciliar e 456.929 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 403 internações em UTIs públicas e 319 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 73,41% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (98.149), Rondonópolis (34.256), Várzea Grande (32.270), Sinop (23.249), Sorriso (16.879), Tangará da Serra (16.539), Lucas do Rio Verde (14.450), Primavera do Leste (12.598), Cáceres (10.493) e Barra do Garças (9.652).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Cinco são presos durante operação na região de Rondonópolis

O documento ainda aponta que um total de 373.911 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 655 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (23.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.632.443 casos da Covid-19 no Brasil e 548.340 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.523.711 casos da Covid-19 no Brasil e 547.016 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (24.07).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

Leia Também:  Secretaria Adjunta promove rodada de negócios para estimular retomada do turismo em MT

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA