VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso consegue autorização para vacinar lactantes contra a Covid-19

Avatar

Publicados

MATO GROSSO


A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou, durante reunião realizada nesta sexta-feira (11.06), a vacinação contra a Covid-19 de lactantes em Mato Grosso. Com a decisão, as próximas remessas encaminhadas pelo Ministério da Saúde já terão quantidades de doses pactuadas para este público.

A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que preside a CIB no Estado. De acordo com o setor de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, Mato Grosso tem aproximadamente 44 mil lactantes.

“As lactantes precisam de uma atenção especial, porque a Covid-19 coloca em risco a vida delas e de seus bebês. Por isso, fizemos esse pedido de inclusão nos grupos prioritários e fico muito feliz que a CIB tenha atendido”, declarou o governador Mauro Mendes.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a vacinação de mulheres que estão amamentando, independentemente da idade do filho, sem a necessidade de interrupção do aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também defende a imunização de lactantes pertencentes aos grupos de risco e não preconiza a interrupção da amamentação após a vacinação.

Leia Também:  Somente em agosto 111 pessoas foram presas por dirigir alcoolizadas

“Vamos iniciar a vacinação de todas as lactantes até os dois anos de amamentação, mas a CIB editará uma resolução oficial e detalhada amanhã. Isto é, todas as lactantes terão prioridade de vacinação contra a Covid-19. A partir da publicação da resolução, os municípios já poderão iniciar a imunização deste público”, enfatizou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

Também participou da reunião o vice-presidente da CIB e presidente do Cosems, Marco Antônio Norberto Felipe. “Essa foi uma decisão tomada em consenso e incluiu mais de 50 secretários municipais de Saúde de Mato Grosso”, pontuou o gestor.

Pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) apontaram que mulheres lactantes vacinadas possuem anticorpos contra o coronavírus em seu leite mesmo após quatro meses da imunização.

De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, até o momento, foram aplicadas 984.190 doses de vacina contra o coronavírus em Mato Grosso. Deste total, 689.427 aplicações são relativas à primeira dose e 294.763 são relativas à segunda dose.

Leia Também:  Gefron prende três suspeitos e recupera veículos na fronteira
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Desenvolve MT capacita agentes para ampliar oferta de crédito no interior de Mato Grosso

Avatar

Publicados

em

Por


Trinta e dois colaboradores de prefeituras do interior do Estado e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLs), participaram do treinamento on-line realizado nesta quarta-feira (22.09), promovido pela Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. A parceria é fruto do termo de cooperação entre prefeituras, entidades e a agência de fomento.

O treinamento faz parte da estratégia de expansão da rede de agentes de crédito e correspondentes para levar as linhas de crédito aos empresários de Mato Grosso com atendimento presencial em todo o Estado.

Em 2020, os municípios do interior atingiram um índice alto de recursos repassados aos empreendedores. Mais de R$6 milhões em crédito foram concedidos para os municípios.

 Os agentes de crédito e correspondentes capacitados são parceiros da Desenvolve MT que irão atuar nas respectivas entidades, na oferta de crédito e apoio aos associados e empresas que atuam nos segmentos representados da indústria, do comércio, setor de serviços.

“A parceria é uma forma de ficar mais próximo dos municípios, esperamos que os agentes tragam as demandas, e que possamos atender cada vez mais os empreendedores do interior, enfatiza Jaqueline Cozovenco, gerente de investimento e projetos da Desenvolve MT.

Leia Também:  Duas pessoas são presas com 40 tabletes de entorpecentes em Porto Esperidião

O treinamento ministrado pela agente de fomento, Mary Milena Taki, com duração de uma hora e mais por meio de plataforma de ensino on-line. Durante a aula, os participantes conheceram as linhas de crédito bem como o todo o processo de preenchimento de cadastro e documentos e puderam tirar as dúvidas.

Conheceram também o sistema da plataforma online, local onde é solicitado o crédito e inserido os documentos do empreendedor para análise.

A plataforma online é um produto que foi desenvolvido para trazer agilidade no processo de contratação do crédito, permitindo que todos os municípios de Mato Grosso possam ter acesso sem precisa se deslocar.

Cada correspondente é treinando para dar suporte em todo o processo de solicitação de crédito facilitando assim o encaminhamento das propostas de crédito para a Desenvolve MT.

Para Leide Katayama, representante da CDL de Chapada dos Guimarães, participante do treinamento, a plataforma digital facilitou o entendimento e agiliza o processo da tomada de crédito. “Queremos dar apoio ao empresário local, com o intuito de auxiliar e orientar sobre os documentos, uma das grandes dificuldades que eles encontram, a CDL quer acompanhar a tomada de crédito, conta.

Leia Também:  Gefron vai formar 25 policiais de 9 estados no Curso de Policiamento de Fronteira

Participaram do treinamento terceiro treinamento as prefeituras de Paranaíta, Marcelândia, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Agua Boa, Vila Rica, Guarantã do Norte, Rondonópolis, Paranatinga, Alta Floresta, Barra do Bugres, Sapezal, Carlinda, Sorriso, Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães. E a Câmara de Dirigente Lojistas de Barra do Garças, Ipiranga do Norte, Colniza, Campo Novo do Pareceis, Sorriso, Alta Floresta, Araputanga e Chapada dos Guimarães.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA