VÁRZEA GRANDE

CUIABÁ

Pinheiro define data para audiência pública sobre PPP do Mercado Municipal e estacionamentos da região central de Cuiabá

Avatar

Publicados

CUIABÁ


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro definiu o dia 20 de junho como data para apresentação à população dos modelos de Parceria Público Privada (PPP) para reconfiguração do Mercado Municipal e dos estacionamentos da região central de Cuiabá. A Audiência pública deve acontecer no auditório da Secretaria de Educação, com horário ainda por definir.

“É importante seguirmos o cronograma e também realizar contarmos com a participação da população para tomar a decisão pelo melhor modelo, porque estamos falando de uma obra que vai restaurar um dos grandes ícones da nossa cidade, que é o Mercado Municipal. Estamos falando de Mobilidade Urbana com os estacionamentos. São obras que vão impactar diretamente na vida dos cuiabanos e por isso eles precisam ser ouvidos”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A audiência pública faz parte do cronograma de ações do processo de desenvolvimento do Programa de PPP/Cuiabá. Sua realização garante a participação da sociedade, transparência e lisura.

Todo o estudo realizado para elaboração dos modelos que culminarão no edital de concessão está sendo submetido a avaliação do Comitê Gestor do Programa PPP/Cuiabá, presidido pelo prefeito Emanuel Pinheiro, coordenado pelo secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, conduzido pelo secretário-adjunto de Gestão, Alexandre Beloto e a coordenadora do grupo de trabalho, Priscila Berber, além de técnicos destas Secretarias e da Procuradoria Geral do Município, Secretaria de Mobilidade Urbana, Planejamento, Fazenda e IPDU. 

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia a entrega de Kits da Alimentação para mais 9,2 mil alunos e amplia atendimento para quase 30 mil estudantes

“Discutir os modelos, saber as sugestões e contribuições da população é o que pretendemos com a realização da audiência pública. A partir de sua realização é que teremos o relatório final, que segue para o edital”, disse o secretário Francisco Vuolo.

O estudo técnico, jurídico, econômico e financeiro para a obra de revitalização possui quatro cenários. A apresentação oficial para imprensa e público foi realizada no dia 16 de abril pela empresa Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente, habilitada em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela Prefeitura de Cuiabá em dezembro de 2019. 

Em encontros anteriores, foram apontadas análises sobre estrutura física, logística, detalhes do edital de concessão e até mesmo escolha de materiais para realização da obra, pensando no clima e solo da capital de Mato Grosso. Em reunião por videochamada no último dia 02 de junho, foram apresentados relatórios preliminares e técnicos, produzidos pela equipe até o momento.

Além das reuniões, também é uma condicionalidade a realização de audiência pública para debate junto à população. Todas as modificações, sugestões e críticas serão avaliadas pelo Comitê, e o que for acatado, alterado. 

Leia Também:  Pinheiro diz que intervenção na Trincheira Jurumirim será autorizada após entrega do viaduto Murilo Domingos

A expectativa, seguindo os trâmites burocráticos legais, é de que em 30 de julho, a Prefeitura de Cuiabá, publique o edital.  Passando o prazo legal, a execução das obras de revitalização do Mercado Miguel Sutil, com três pavimentos e requalificação urbana nas regiões das praças Alencastro e Ipiranga, iniciem em setembro de 2021, com meta de prazo para término em meados de 2023.

Dúvidas e informações sobre Programa PPP/Cuiabá podem ser encaminhas ao email [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito e equipe vistoriam obras de de avenida de mais de 3 km na região Oeste; Parcerias fomentam crescimento da cidade

Avatar

Publicados

em

Por


Luiz Alves

Clique para ampliar

Sob a liderança do prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá tem buscado firmar parcerias para acompanhar de forma eficiente o crescimento urbano pelo qual a Capital vem passando. Umas das que está em andamento é a união com a Construtora Ginco, resultando na criação de uma nova avenida na região Oeste da cidade. Na manhã desta quarta-feira (22), o gestor visitou a obra, juntamente com o diretor-presidente da empresa, Júlio Braz. 

O novo corredor de mobilidade urbana possui aproximadamente três quilômetros de extensão, pista dupla, ciclovia, iluminação de LED, calçada com acessibilidade e vagas de estacionamento no canteiro central. De acordo com o cronograma estabelecido em conjunto entre o Município e a empresa, a previsão é de que até o mês de novembro a obra seja concluída e a via seja liberada completamente para uso da população.

“Essa é uma região importante da nossa cidade, onde está localizado o HMC. Por isso, nos empenhamos para fortalecer essa união entre a Prefeitura de Cuiabá e a Ginco. É uma via extremamente moderna, com uma estrutura que atende com qualidade motoristas, ciclistas e pedestres. Uma região com grande potencial de crescimento e uma obra desse porte colabora para que uma nova Cuiabá nasça”, disse Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeito Emanuel Pinheiro participa de reunião com ministro da Saúde em Cuiabá e apresenta polo de vacinação

Para o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, iniciativas como estas são responsáveis por facilitar o desenvolvimento de Cuiabá. “É uma parceria boa para a empresa, bom para população cuiabana e também para aqueles que visitam nossa cidade. Vamos entregar mais essa importante avenida, que facilita o acesso ao HMC, a Avenida Antártica, e também a bairros como Ribeirão do Lipa e Novo Colorado”, comentou.  

“Esses novos empreendimentos estão ajudando a modernizar essa importante região da capital, que passa a ter uma nova proposta urbanística, a partir do momento em que se instalam aqui empreendimentos residenciais e corporativos. Já está em implantação obras de  infraestrutura de qualidade, pois essa é uma das nossas principais preocupações; não só construir, mas proporcionar toda uma cadeia de apoio para os moradores da região em que estamos investindo”, declarou Júlio.

Além desta obra, a parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Ginco também está presente na edificação de uma ponte de concreto sobre o Córrego Moinho e criação de uma avenida, na região Leste. No local, a ponte já foi levantada e agora o trabalho está concentrado na construção da via ligando a Avenida B (fundo do Parque Tia Nair) com a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá entrega títulos definitivos de propriedade a domicílio

Também participaram da visita o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, o diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, e o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA