VÁRZEA GRANDE

CUIABÁ

Espetáculo de acendimento de luzes do Beco do Candeeiro e programação musical acontecem na sexta (04)

Avatar

Publicados

CUIABÁ


Assessoria

Clique para ampliar

Em decorrência do feriado de Corpus Christi, a programação Arte no Beco será realizada nesta sexta-feira (04), a partir das 19h. Além do espetáculo Luz Candeeiro, executada pelo grupo de siriri Flor do Campo, grupo Camerata e narração de Edmilson Maciel. Também se apresentarão na data o grupo musical Raízes do Samba, o grupo Capoeira Vip, Studio de Dança Primeiros Passos e Oliveira Filho. As atividades são executadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Precisamos resgatar a autoestima do povo cuiabano, valorizar nossas raízes e as atividades no Beco do Candeeiro trazem esse ufanismo de ser cuiabano. O espaço público é do povo e precisa ser ocupado pelo povo”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca e limitada a 70 pessoas, respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19, como distanciamento mínimo de 1,5 metros, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e disponibilização de álcool 70%. 

Leia Também:  Cuiabá Prev realiza audiência com representantes sindicais e associações de classe sobre instituição da previdência complementar

“Nossa intenção é ofertar um espaço seguro, de valorização da cuiabania e dos artistas de Cuiabá. Respeitando as medidas de biossegurança, estamos montando uma programação fixa de atividades no Beco do Candeeiro e também deixando espaço para inovações toda semana”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

Na última sexta-feira (28), programação reuniu música e manifestações artísticas para contar um pouco da história de personalidades locais. Além disso, também foi realizada uma roda de conversa sobre ancestralidade afro-brasileira, com pesquisadores, moradores e demais convidados.

SERVIÇO

O que: Arte no Beco – espetáculo Luz Candeeiro e apresentação musicais

Quando: sexta-feira (04), a partir das 19h

Onde: Beco do Candeeiro, rua 27 de Dezembro, Centro Histórico de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Alterações na legislação sobre o BPC são debatidas em debate com INSS na 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Avatar

Publicados

em

Por


Davi Valle

Clique para ampliar

As principais alterações da Lei Complementar 14.156, de 6 de junho de 2021, que define critérios no acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC)  às  pessoas com deficiência e idosos foram tema de debate na manhã de hoje (23), no terceiro dia de atividades da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Cuiabá. A atividade contou com a participação de representantes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A Semana Municipal – que conta com atividades até o dia 24 – é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Dentre as mudanças previstas, está a renda per capita familiar, que deve ser de até ¼ do salário mínimo ou inferior.

“Quando falamos das mudanças, a primeira impressão é de que se trata de melhoria. No entanto, nada mais é que um retrocesso, a retirada de direitos de anos de muita luta da pessoa com deficiência. O que não era limitado desde 2015, passará a ser”, disse a palestrante que representou o INSS, a assistente social e analista de seguro social, Vanderléia Rocha.  

Leia Também:  Pinheiro realiza primeira reunião do Comitê Gestor para revitalização do Mercado Municipal

Para se chegar aos critérios de acesso ao BPC, pontuou Vanderléia, foram anos de tentativas para ampliar o critério de renda.

“O que deve ser levando em conta, são os gastos que a pessoa tem que ultrapassam a renda dessa família. A partir do momento que o requerente comprova, esse benefício tem que ser concedido. Não é certo que se faça apenas análise com base no valor da renda, precisam ser considerados outros gastos, com a  compra de medicamentos, tratamentos, dentre outros”, assegurou Vanderléia.

O secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva (Rubinho da Guia) à frente da organização da 1ª Semana Municipal, agradeceu a parceria já firmada com o INSS. Já são realizadas capacitações aos servidores que atuam nas unidades sociossistenciais quanto a  forma de atendimento às pessoas com limitações para garantir o recebimento do BPC.

“Essa semana é de extrema importância, proveitosa, por meio das informações repassadas por especialistas da área. É realizando esse trabalho em grupo que iremos avançar ainda mais nas conquistas na efetivação de políticas públicas”, afirmou Rubinho.

Leia Também:  'Sem obstáculos e desejo de atrapalhar, deputados cedem espaço na AL para virar polo de vacinação', ressalta prefeito 

“É uma honra estar à frente da pasta que trabalha o lado social do município. Somos gratos pelo apoio incondicional prestado pelo nosso prefeito Emanuel Pinheiro e a nossa primeira-dama Márcia Pinheiro. Temos que trabalhar de forma contínua para garantir os direitos da pessoa com deficiência e incluí-las na sociedade”, concluiu a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA