VÁRZEA GRANDE

CUIABÁ

Defesa Civil realiza curso e prepara agentes para atuação no período de estiagem

Avatar

Publicados

CUIABÁ


Assesoria

Clique para ampliar

A Defesa Civil de Cuiabá realizou mais um curso de Gerenciamento de Queimadas Urbanas e Incêndios Florestais. A formação acontece todos os anos e, é uma preparação para os bombeiros civis que irão integrar a Brigada de Combate às queimadas urbanas da Capital.

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti explicou que o curso é uma reciclagem e faz parte do planejamento do órgão para o enfrentamento da temporada 2021 de queimadas urbanas. No total receberam o treinamento e capacitação nove (9) agentes da Defesa Civil.

O curso reúne conhecimentos teóricos e práticos, totalizando 04 horas/aula onde são abordados conteúdos programáticos relacionados à teoria do fogo; primeiros socorros; educação ambiental, técnica e tática de combate entre outros.

Após a capacitação os bombeiros civis que agora passam por um período de estágio poderão ser contratados e como Agentes de Defesa Civil integrando  a Brigada de Combate às queimadas urbanas e incêndios florestais da Defesa Civil de Cuiabá, lotados na Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Leia Também:  Mais de 300 idosos acima de 70 anos são vacinados contra a covid-19 na zona rural de Cuiabá

Durante a formação acompanharam o curso o Comandante Regional (CR I), Cel. BM Wendel Carlos Arruda da Silva, o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (1º BBM), Cel BM João Paulo Nunes de Queiroz, do chefe de Operações do Sistema de Informação de Agravos (Sinam), Cel. BM Agnaldo Pereira de Souza, do tenente Frank e do secretário adjunto de Apoio a Segurança Pública de Cuiabá, Cel. PM Metelo.

Ocorrências

Nos últimos dias, segundo a Defesa Civil de Cuiabá, os agentes têm sido acionados para conter focos de incêndios na região metropolitana da capital.

Na tarde da última segunda-feira (10), na região de Piquizeiro, em Santo Antônio do Leverger a Brigada da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados para conter um incêndio na vegetação.

Na terça-feira (11), o incêndio foi registrado na estrada de Cuiabá a Santo Antônio do Leverger e na tarde de quarta-feira (12), outra queimada urbana foi registrada na região do bairro Altos da Serra II. A Defesa Civil, acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Publica (Ciosp).

Leia Também:  Secretaria de Relações Comunitárias e UCAM fortalecem rede de atendimento da Justiça Comunitária

A Defesa Civil de Cuiabá alerta a população para que nesse período, de início da estiagem, quando a ocorrência de chuvas diminui na região, não ateem fogo na vegetação. Provocar queimadas é crime. Desde o inicio do ano, a Brigada da Defesa Civil já atendeu 43 ocorrências de queimadas em vegetação e em terremos baldios, na Capital

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeito e equipe vistoriam obras de avenida de mais de 3 km na região Oeste; Parcerias fomentam crescimento da cidade

Avatar

Publicados

em

Por


Luiz Alves

Clique para ampliar

Sob a liderança do prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá tem buscado firmar parcerias para acompanhar de forma eficiente o crescimento urbano pelo qual a Capital vem passando. Umas das que está em andamento é a união com a Construtora Ginco, resultando na criação de uma nova avenida na região Oeste da cidade. Na manhã desta quarta-feira (22), o gestor visitou a obra, juntamente com o diretor-presidente da empresa, Júlio Braz. 

O novo corredor de mobilidade urbana possui aproximadamente três quilômetros de extensão, pista dupla, ciclovia, iluminação de LED, calçada com acessibilidade e vagas de estacionamento no canteiro central. De acordo com o cronograma estabelecido em conjunto entre o Município e a empresa, a previsão é de que até o mês de novembro a obra seja concluída e a via seja liberada completamente para uso da população.

“Essa é uma região importante da nossa cidade, onde está localizado o HMC. Por isso, nos empenhamos para fortalecer essa união entre a Prefeitura de Cuiabá e a Ginco. É uma via extremamente moderna, com uma estrutura que atende com qualidade motoristas, ciclistas e pedestres. Uma região com grande potencial de crescimento e uma obra desse porte colabora para que uma nova Cuiabá nasça”, disse Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  Capital vacinou 68% da população adulta com 1ª dose; Prefeitura inicia imunização de faixa etária de 25 a 29 na segunda-feira

Para o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, iniciativas como estas são responsáveis por facilitar o desenvolvimento de Cuiabá. “É uma parceria boa para a empresa, bom para população cuiabana e também para aqueles que visitam nossa cidade. Vamos entregar mais essa importante avenida, que facilita o acesso ao HMC, a Avenida Antártica, e também a bairros como Ribeirão do Lipa e Novo Colorado”, comentou.  

“Esses novos empreendimentos estão ajudando a modernizar essa importante região da capital, que passa a ter uma nova proposta urbanística, a partir do momento em que se instalam aqui empreendimentos residenciais e corporativos. Já está em implantação obras de  infraestrutura de qualidade, pois essa é uma das nossas principais preocupações; não só construir, mas proporcionar toda uma cadeia de apoio para os moradores da região em que estamos investindo”, declarou Júlio.

Além desta obra, a parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Ginco também está presente na edificação de uma ponte de concreto sobre o Córrego Moinho e criação de uma avenida, na região Leste. No local, a ponte já foi levantada e agora o trabalho está concentrado na construção da via ligando a Avenida B (fundo do Parque Tia Nair) com a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

Leia Também:  Mais de 300 idosos acima de 70 anos são vacinados contra a covid-19 na zona rural de Cuiabá

Também participaram da visita o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, o diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, e o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA